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Como aumentar sua taxa de conversão utilizando AIDA

Atualizado: 18 de Jul de 2018


Não são poucas as teorias que tentam analisar o comportamento do consumidor. Nesse Post iremos falar um pouco sobre a AIDA, metodologia que vem aumentando bastante as taxas de conversões em negociações. A AIDA consiste basicamente em 4 passos bem “simples”: Atenção, Interesse, Desejo, Ação.


Atenção: O principal objetivo da primeira etapa do AIDA é ganhar a atenção do cliente, fazê-lo perceber a oferta, geralmente isso leva em média de 3 a 5 segundos. Dessa maneira, tome cuidado com o uso de cores e contrastes, sempre deixe o produto de fácil visualização.


Interesse: Mais do que atrair a atenção, é preciso despertar o interesse do cliente. Nesse instante você deve mostrar para o cliente que seu produto pode suprir as suas necessidades, é realmente o que ele procura.


Desejo: Enquanto as outras etapas não costumam passar de segundos, a 3 etapa demanda um pouco mais de tempo. Nesse instante as informações são analisadas em mais detalhes e o visitante observa se a oferta e sua empresa de fato são capazes de atender às necessidades dele, se é uma opção válida e confiável. Dessa forma, é de grande importância falar da transformação do produto, mostrar indicadores de confiabilidade e comentários de clientes são boas ferramentas. Após esses passos, é a hora de agir com personalidade e entrar no lado emocional do cliente, quando o lado emocional domina o cérebro, o lado logico é deixado um pouco de lado. Sendo assim, esse é o momento certo para fazer de vez á oferta ao cliente.


Ação: Na etapa de ação o papel da sua empresa é não atrapalhar .Tendo instruções claras do que fazer, mantendo um fluxo coerente durante a conversão e não exigindo informações sensíveis ou formulários longos, a conversão tende a acontecer.



Tem interesse em aumentar ainda mais suas vendas? Entre em contato com a gente!

Escrito por Arthur Monteiro de Oliveira, Consultor da UP Consultoria Jr. (Gestão 2018)