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Criado por João Pedro F. Marques

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Otimizando sua empresa com Racionalização!


O que e racionalização?

Racionalização da produção significa dizer que os processos produtivos são pensados de forma racional de modo a primar pela produtividade, eficiência e eficácia.


Bom o que isso significa?

Significa que compreender como os processos produtivos da sua empresa funcionam, possibilita que se planeje para que estes processo sejam efetuados de forma a visar a maior produtividade, menor movimentação de pessoas e recursos, melhor utilização dos equipamentos e colaboradores na execução das atividades do processo.


Bom o lead time é o nome dado ao tempo total do processo de compra, ou seja o tempo dado desde o momento da compra do produto até o momento da entrega do produto final.

Bom o lead time é calculado por meio dos tempos e movimentos do processo produtivo, ou seja, pela racionalização da produção, a qual visa maior eficiência e eficácia de todo o processo.


O que a racionalização pode garantir a empresa?

Compreender o tempo de processo da empresa, como por exemplo a linha de produção, ou seja seu “Lead Time” dos processos produtivos, pode garantir a empresa uma maior compreensão do tempo de execução de seus serviços.


Benefícios que a Racionalização pode trazer a empresa?

Ao compreender o seu tempo de processos a empresa possui maior assertividade nas negociações com seus potenciais clientes, pois conseguem garantir o comprimento dos prazos estabelicidos nas negociações com maior eficácia, sem afetar a qualidade dos produtos, gerando assim maior contentamento dos clientes, consequentemente uma fidelização destes a empresa.

Para a parte interna da empresa, compreender o Lead Time e garantir melhores condições de trabalho aos colaboradores. Layout planejado para que seu processo produtivo seja de forma fluida, evitando desperdício de mão de obra e produto, padronizando as etapas produtivas, para que não haja sobrecarga de trabalho, entre outros benefícios que podem proporcionar para um melhor desenvolvimento de sua empresa.


Realidade do Mercado

Clientes buscam empresas que lhes proporcionem confiabilidade no produto e na empresa, agilidade na entrega, flexibilidade nos produtos e pedidos, qualidade no produto entregue e baixo custos.


Empresas que procuram se destacar de seus concorrentes no mercado, visam utilizar metodologias que auxiliem em seus objetivos que é atender as necessidades citadas.


Um planejamento estratégico bem estruturado, metas e objetivos compartilhados com toda a empresa e processo produtivo racionalizado, podem proporcionar um grande diferencial no mercado atual; mercado que se torna cada vez mais competitivo.


Empresas que conhecem seu processo produtivo, podem se preparar melhor para atender as necessidades de seus clientes.

Publicado por Luann Fylippe, Vice-Presidente da UP Consultoria Jr. (Gestão 2019)