© 2018 por UP Consultoria Jr.

Criado por João Pedro F. Marques

Siga a gente:

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
Buscar

Potencialize sua empresa com o uso das metodologias OKR e SCRUM!



Em um cenário cada vez mais competitivo, as empresas têm buscado por metodologias que auxiliem a satisfazer as necessidades do cliente, prezando sempre pelos 5 requisitos de desempenho da produção (qualidade, custo, velocidade, flexibilidade e confiabilidade).


Nesse sentido, o que a sua empresa tem feito para se destacar no mercado? Quais metodologias você utiliza para gerenciamento de metas e para gerenciamento de projetos? Quer entender como algumas metodologias podem transformar de forma ágil o seu negócio?


No decorrer deste artigo, será apresentado duas metodologias que tem como intuito potencializar sua empresa, por meio da definição de metas para um curto período de tempo (trimestrais ou menores), além de realizar entregas rápidas, permitindo assim uma abordagem iterativa e ágil.


Primeiramente, vamos falar sobre como definir a gestão de metas da sua empresa por meio de OKR (Objetivos e resultados chave). Esse modelo de gestão ágil de desempenho tem como foco os resultados do seu negócio. Assim, por meio da definição de objetivos relacionados à missão, visão e valores, ele integrará todo o seu time.


Os objetivos referem-se a o que se deseja alcançar, os sonhos da sua empresa. Já, os resultados-chave, são os critérios de sucesso dos objetivos, ou seja, como serão mensurados. Além disso, essa metodologia pode ser tanto, bottom-up (baixo para cima), quanto, top-Down (cima para baixo). Atingindo assim, os níveis organizacionais, departamentais e individuais.


Já o Scrum é uma metodologia de gestão ágil, na qual, são realizadas entregas do projeto para a aprovação do cliente, em um período de tempo, denominado Sprint.


Assim, o projeto será entregue no prazo, com qualidade e redução dos custos, uma vez que não terá retrabalho. O passo a passo de como implementar esta metodologia está descrito em um outro artigo nesse site. https://www.upconsultoriajr.com.br/blog/metodologia-scrum


Mas, como essas duas metodologias irão potencializar o seu negócio?


Ambas as metodologias darão autonomia ao seu time, a fim de fazer os membros sentirem-se como donos dos objetivos e resultados chave. Consequentemente, estarão mais comprometidos e motivados a realizar as entregas propostas em um curto período de tempo e com qualidade, a fim de atender as necessidades do cliente.


Ademais, com o uso das metodologias SCRUM e OKRs haverá reuniões frequentemente na sua empresa, a fim de obter um feedback da equipe sobre os sprints e sobre as metas estabelecidas, respectivamente. Essas interações te ajudarão a entender como as equipes estão progredindo e o que elas podem esperar em termos de entrega, além de quais são os pontos de melhoria do seu negócio.

Publicado por Fernanda Sousa Queiroz, Diretora de Projetos da UP Consultoria Jr. (Gestão 2018)